O BRASIL EM UMA CRISE QUE SÓ PIORA.



   Nos orgulhamos de ser um país democrático, laico e com liberdade de expressão, direitos garantidos em nossa constituição, mas será que na prática tem sido assim? É neste momento de dificuldade e crise que descobrimos até onde nossos direitos, de fato, podem nos levar e até onde nossas opiniões e decisões podem influenciar para o bem comum da nação. O que presenciamos hoje é um poder publico que trabalha alheio a voz agonizante e fragmentada das ruas. O que esta explodindo hoje no país (corrupção, rebelião, violência, desemprego, caos na saúde e tantas outras desgraças sociais) é o resultado daquilo que tem sido plantado nesses quase 20 anos de desgoverno, em todas as esferas (federal, estadual e municipal). Não quero ser redundante neste artigo, pois já venho comentando sobre o tema neste blog, mas me sinto na necessidade de trazer uma palavra sobre os últimos noticiários que tem ganhado destaque nesses dias. 

    Em primeiro lugar eu acho um absurdo, um descarado abuso de poder, as ações realizadas pelo governo do Espirito Santo em indiciar 703 policiais, demitir 161 e processar suas famílias. Recentemente escrevi uma nota falando sobre o problema na segurança publica do país, pois assim como existe uma crise no Espirito Santos, outros estados estão ariscados a vivenciar o mesmo problema, se já não estão vivendo, por causa do desrespeito e da canalhice de gestores públicos que não providenciam condições de trabalho dignas a seus servidores, em especial a esta honrada instituição que é a Policia Militar. As mobilizações e paralisações desta classe são democráticas e visam a manutenção de direitos que lhes foram aviltados, não somente como servidores, mas como cidadãos, muitos podem não concordar e achar radical tal postura, comprometendo a segurança publica, que sem greve já não é essas coisas, mas é por causa da incompetente gestão publica e não por culpa dos policiais que se ariscam sem o devido reconhecimento e valorização. 
      
    O que estamos assistindo é a criminalização do direito democrático a manifestações que visem melhorias nas condições de trabalho por parte desta classe de servidores públicos e isto não é atitude de uma nação que se orgulha de ser democrática, ao contrario, denuncia uma inclinação ao totalitarismo intolerante que escraviza a mão de obra publica a seu bel prazer. 

     Enquanto isso em Brasilia há uma outra mobilização, não em favor da PM ou de outras classes de servidores públicos que trabalham efetivamente em favor do bem comum da nação, mas em prol de blindar o sistema contra a lava jato, as 10 medidas contra a corrupção (que já foram jogadas no lixo) e a famosa lei da ficha limpa, conquista muito comemorada pelo povo, mas tímida na prática e prestes a ser jogada no lixo também, sem a intervenção popular democrática.
    
    Há um projeto de lei sendo discutido na câmara, e prestes a ser aprovado, que irá abrir vários precedentes para o politico contraventor não ser lesado eleitoralmente por envolvimento em caixa 2 e outros casos de corrupção, os anistiando até em relação aqueles que forem presos, trazendo-os de volta para a sistema. Achamos um absurdo a greve dos policiais, mas não vamos fazer nada contra mais um projeto de lei que pretende ser outro tapa moral na cara dos brasileiros. Não deixamos de ir para as ruas resistindo contra todo este estado de coisas, por causa da falta de segurança, mas porque ainda não entendemos o que deve ser prioridade para o Brasil enquanto nação. 

    Precisamos despertar e nos colocar do lado de quem realmente tem compromisso com o bem comum da nossa nação, denunciando, resistindo, lutando, orando, mesmo em minoria, mesmo sendo abafados pelo populismo irracional, mas precisamos marcar posição, se for pra cair, que seja atirando, só assim seremos capazes de deixar algum legado relevante para as futuras gerações.


DEUS VOS ABENÇOE!!