A "INCLUSÃO EVANGÉLICA" NO CARNAVAL




E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.


    No texto acima, o apostolo Paulo faz uma seria recomendação aos irmãos da igreja em Roma falando sobre qual deveria ser sua nova conduta em Cristo. O império Romano era conhecido, dentre tantas coisas, pela sua promiscuidade e libertinagem, um cenário ameaçador a integridade não somente moral, como principalmente espiritual daqueles irmãos. Paulo vai começar o versículo os alertando para não tomarem a forma do mundo, mas que eles transformassem a realidade ao seu redor através do evangelho manifesto em Jesus Cristo.
  O texto é pertinente em um momento aonde a igreja evangélica brasileira tem se preocupado mais em ser popular do que fiel, não nos sensibilizamos mais em fazer a diferença, mas em sermos aceitos pela sociedade. Está chegando mais um carnaval e com ele os blocos e os polos de folia "gospel", um verdadeiro escarnio a fé cristã, algo que para muitos não tem nada demais é até legal essa inclusão para a "evangelização", mas na verdade na verdade, é a igreja tomando a forma do mundo, tornando-se ainda mais irrelevante, utilizando-se dessas prerrogativas para dar lugar a carne, assim como tem acontecido nas famosas "marchas pra Jesus." O incentivo a essas manifestações é um desfavor a verdadeira causa do evangelho, pois a própria Palavra de Deus, no salmo primeiro, nos ensina que bem aventurado é a aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor e por isso não se assenta na roda dos escarnecedores, não se detêm no conselho dos impios e não anda no meio dos zombadores, e o que é o carnaval se não o grande encontro desses três tipos de pessoas relatadas no salmo? Paulo também vai nos recomendar em uma de suas cartas a fugirmos da aparência do mal, ou seja, devemos evitar tudo aquilo que nos induza ao pecar, mesmo que esteja travestido de motivações "evangélicas"
    Neste ano, uma das novidade do carnaval de Olinda é o polo gospel, um espaço, nas festividades de carnaval da cidade separado para os evangélicos. O prefeito da cidade, professor Lupércio, disse em entrevista que não criou o polo para os irmãos caírem na folia, mas com um proposito evangelístico e social. Olinda é uma das cidades do Brasil que mais vivi o carnaval, principalmente nos 4 dias de folia, é bloco e troça em todos os lugares, e no meio desse turbilhão de confete e serpentina estão os irmãos expostos a toda essa influencia, incentivados não somente a participar, de certa forma, como se arriscar em meio a criminalidade que aterroriza nosso estado. 
    O nobre prefeito Professor Lupércio é um crente confesso de uma denominação que não simpatiza com tais iniciativas, é certo que ele não governa para os evangélicos, mas também não pode jogar contra desse jeito, incluir os evangélicos na programação de carnaval é jogar os irmãos aos leões da carnalidade, principalmente levando em consideração que essa turma que vai pra o polo gospel, boa parte dela não tem base bíblica nenhuma para discernir o que é do que não é de Deus, os pastores que estão apoiando esta iniciativa estão arrumando sarna pra se coçar e das brabas. 
  Não estou torcendo pela desgraça dos meus irmãos, estou colocando os fatos, respaldado na Bíblia, melhor que ele não tivesse feito nada e deixado os evangélicos quietinhos no seu lugar, os que fossem pra retiro, fossem, os que não, ficariam na igreja ou em casa mesmo, orando lendo a Bíblia com suas famílias, ou até indo conhecer o carnaval  sem precisar de desculpas como a do polo gospel, mesmo porque, diante de Deus não fará diferença se no coração a intenção é cair na gandaia. 
     Esse tipo de inclusão vai causar mais problemas do que solução, é uma manobra a qual vai ser um prato cheio para o inimigo das nossas almas, que alem de cuidar dos seus, ainda vai ter a oportunidade de derrubar alguns dos nossos, e o pior é que muitos cairão cantando gloria e aleluia. 
   Temos que nos mobilizar em oração como igreja, para que o Senhor proteja os seus nesses dias de carnaval, não somente os desviados, como também aqueles irmãos que vão participar deste "polo gospel" Particularmente fico triste e preocupado com essas iniciativas, o entretenimento de fato tornou-se uma via de regra em nosso meio evangélico, ao ponto de, daqui a pouco, não sabermos a diferença daquele que serve e que não serve a Deus.
   Se você meu irmão tem filhos, netos ou parentes que gostam de participar dessas programações, os recomende para que não vá e se não tiver como impedir, de preferencia, vá com eles, esteja próximo em virtude de evitar imprevistos desagradáveis, é nessas horas que uma companhia mais experiente, principalmente como crente, faz toda diferença. 

DEUS VOS ABENÇOE!!