UMA BREVE ANÁLISE SOBRE O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA


     Quando Jesus olhou para Jerusalém, ele se entristeceu profundamente, pois contemplava um cenário de legalismo e prostituição dos valores e da vontade de Deus, era uma cidade que trocou o serviço pela relação. Paulo vai tratar em sua primeira carta a igreja de Corinto que a melhor forma de manifestação do amor de Deus é através da profecia (pregação Bíblica). O ministério profético é voltado a correção, exortação e edificação da igreja, popularmente esse ministério era, assim como ainda é em nossos dias, confundido com adivinhação, o que não procede, pois, o profeta não adivinhava o futuro, mas o fato eterno independente do tempo. Através da revelação da vontade eterna de Deus ele via o futuro como uma referência e não como uma possibilidade.
     O ministério profético hoje se encontra corrompido porque estamos trazendo os absolutos de Deus para os relativismos humanos, nós transformamos uma referência fiel em uma expectativa e expectativa não tem nada a ver com fé, mas com crença, por isso tem mais crente hoje na igreja do que gente de fé.
     Aquele que vivi da fé, vivi de uma referência imutável e absoluta, aquele que vivi das crenças, vivi do relativismo das suas expectativas. Profeta é aquele que denuncia tudo que vai de encontro a revelação profética (Bíblia), na medida em que esses homens se corromperam a cidade se prostituiu e morreu espiritualmente, o verdadeiro profeta não via como pode ser, ele via como será, ele era a denúncia fiel.
     Estamos vivendo em um cenário aonde transformamos o absoluto em relativo, o fato em ideal, a fé em expectativa e a fidelidade em lealdade, isso se dá pela escassez de profetas fieis a mensagem do Senhor.
     Uma das características mais fortes da revelação profética de Deus em nossos dias é que ele não habita na individualidade, mas na relação, isso vai de encontro a nossa realidade, pois nos preocupamos mais com o que a relação causa no indivíduo do que com o que o indivíduo causa na relação, por isso pensamos que a relação tem que melhorar em benefício do indivíduo, quando o indivíduo é que precisa melhorar para fortalecer a relação. A mensagem profética é um apelo a melhorarmos como indivíduos em prol de fortalecermos nossa relação com o Senhor, só assim iremos cooperar para que a mensagem profética relada em Jesus Cristo alcance seu objetivo de nos reconciliar com o Pai das luzes.