EBD - ANÁLISE E OPINIÃO

A EBD(Escola Bíblica Dominical) é o maior e mais importante centro de formação cristã/bíblica da igreja, nela aprendemos os rudimentos básicos e fundamentais da nossa fé, como também desenvolvemos nossa cosmovisão cristã (visão de mundo). A EBD tem um papel fundamental na edificação da igreja, pois a educação cristã é um dos pilares que sustenta o bom funcionamento do corpo de Cristo, um crescimento sem educação nunca será capaz de produzir bons frutos, pois se caracteriza pela desordem e atrofiamento das potencialidades do corpo. Se acreditamos que a educação tem capacidade de mudar o mundo, a educação cristã tem o poder não somente de mudar a igreja, mas de coloca-la como uma referência relevante nesse processo de transformação mundial. Na história podemos ver vários casos aonde a educação cristã salvou países, sociedades que viviam a mercê de suas limitações, mas a partir do momento que tiveram contato com a instrução bíblica, tiveram suas vidas transformadas e hoje são referência no tocante a um desenvolvimento que lhes trouxe prosperidade nacional, temos como exemplo a Suécia, que foi salva não somente do pecado, mas da ignorância pelo legado educacional deixado pelo reformador João Calvino. Nos Estados Unidos e na Europa, as grandes universidades de hoje, tiveram seu início como seminários cristãos, isso são alguns exemplos que mostram a considerável influência da educação cristã na história, influências que em alguns casos começou com trabalhos semelhantes a nossa EBD, encontros que tinham como principal objetivo ensinar a palavra de Deus, formando cristãos convictos do seu propósito e da sua missão.
Vivemos em uma época de muita informação e essa dinâmica tecnológica, rápida e vasta tem feito com que este conhecimento distribuído na rede chegue em uma demanda que vai muito além de nossa capacidade de raciocínio, e isso tem criado uma grande confusão em muitas mentes, principalmente nas mentes cristãs. O trabalho da educação cristã, em especial da EBD, deve ser ajudar os alunos a filtrar essa demanda de informação dentro de uma perspectiva bíblica bem fundamentada. O Pr. Ariovaldo Ramos vai dizer que o papel do educador cristão é chamar seus alunos a pensar com liberdade a partir das Escrituras Sagradas, isso só é possível através da formação de uma consciência cristã bem resolvida, algo que tem se tornado cada dia mais difícil atualmente em nossas igrejas. O Pr. Paulo Júnior vai dizer que uma das principais falhas da igreja hoje é viver um dualismo perigoso, aonde temos uma orientação divina, mas uma conclusão humana, Jesus quando ensinava a seus discípulos, seu objetivo era que eles aprendessem e não que concluíssem, hoje vivemos em uma época aonde aprender tornou-se perda de tempo, vivemos uma fé medíocre porque nos baseamos em nossas conclusões humanas e isso, na maioria da vezes, não tem nada a ver com a realidade revelada.
Esse desinteresse em aprender tem a ver com essa nova concepção de evangelho pós-moderno, uma crença cheia de fenômenos sobrenaturais com muita coisa mística, mítica, mágica, discursos triunfalista de prosperidade material e reconhecimento popular, uma crença voltada aos anseios e ambições humanas, que troca a Bíblia pela caixinha de promessa e por livros de "auto ajuda" gospel. O apóstolo Paulo vai chamar isso de "evangelho de mercado" e em tempos de crise e do politicamente correto é o que está em alta no momento. Em um cenário como este, aonde muitos se valem da malandragem para se beneficiar, onde a corrupção tornou-se uma virtude corajosa, aonde o mundo é dos espertos, muitos cristão estão se valendo dos mesmos princípios em relação a seu conhecimento de deus e passam este maligno ensino a diante. A maledicência travestida de conhecimento e espiritualidade tem ganhado notório espaço, não somente em nossos púlpitos, como também em nossas classes de EBD e este é um problema que deve ser denunciado e combatido. Nossa missão é formar discípulos de Cristo e só seremos capazes de tal feito se não abrirmos mão de nossas convicções bíblicas e resistirmos até o fim em prol de uma igreja que seja de fato sal da terra e luz do mundo, e uma das coisas que tornará isso possível é o trabalho da EBD.
Como já dito anteriormente, a EBD é um centro de formação cristã, um trabalho voltado ao ensino bíblico e como tal deve contar com uma estrutura digna de sua importância. Nem todas as denominações no Brasil tem um trabalho de EBD e muitas das que tem funcionam de forma defasada, mantendo este trabalho por uma questão de tradição ou até mesmo por querer fazer das aulas uma oportunidade de oprimir o rebanho através de uma imposição de discurso em defesa de seus dogmas e preceitos humanos. Motivações como essas só mostram o total desconhecimento e desinteresse de tais lideranças com a causa da educação cristã em sua igreja, mesmo porque, para alguns a ignorância e com isso a falta de reação do rebanho em questionar, lhes é conveniente para reinarem absolutos e usufruírem dos benefícios da função.
A EBD deve ser planejada visando a necessidade do rebanho que ela atende, a qualificação e o aperfeiçoamento do trabalho deve ser pensado em todos os sentidos, desde a estrutura física, equipe de professores, gestão pedagógica e etc. A EBD deve está sobre a responsabilidade de alguém que possua um conhecimento, pelo menos básico, na área de educação cristã, caso não haja, a igreja deve investir na formação de pessoas que possam atender este requisito fundamental para uma direção consciênte e querente, esta pessoa terá como objetivo não somente manter a EBD funcionando, como coordenar as atividades e observar novos talentos que possam ajudar direta e indiretamente neste processo.
muito do que falei neste artigo, você que está lendo, já sabe, mas minha intenção em escrever sobre este assunto não é apenas ser repetitivo, mas reforçar a importância de desenvolvermos um trabalho serio em um departamento tão sucateado pelo desinteresse declarado daqueles que querem a bênção, mas não tem tempo para ouvir, nem tão pouco aprender, com o abençoador. Também reforço a responsabilidade da liderança eclesiástica em não dar o apoio devido a tal trabalho o tratando como uma oportunidade de formar massa de manobra para fins espúrios. Devemos rogar ao Senhor por sua graça misericordiosa em favor principalmente daqueles que buscam mais da sua presença através do aprendizado da sua Santa Palavra.
DEUS VOS ABENÇOE!

Vicente Leão