INTRODUÇÃO BÍBLICA - PRINCIÍPIOS BÁSICOS



    A BÍBLIA: CONCEITO E ESTRUTURA
 
A Bíblia é uma palavra originada do derivado biblion, “rolo” ou “livro”, nome dado aos escritos sagrados inspirados por Deus (II Timóteo 3.16).

A Bíblia é composta ao todo por 66 livros, que se dividem em duas partes, Antigo Testamento e Novo Testamento, no AT encontramos 39 livros e no NT encontramos 27 livros que compõem o canon sagrado, a palavra testamento significa nesse caso a mesma coisa que aliança ou pacto.

Essas duas divisões bíblicas se classificam em quatro classes cada uma que são as seguintes:
AT: Pentateuco – 5 livros                                 NT: Evangelhos – 4 livros
      Históricos – 12 livros                                          Historia – 1 livro
      Poéticos – 5 livros                                             Epistolas – 21 livros
      Profetas Maiores – 5 livros                                Profecia – 1 livro
      Profetas Menores – 12 livros

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS? - INSPIRAÇÃO E COMPOSIÇÃO
 
A composição das sagradas escrituras foram fundamentadas em 3 pilares que são a base para a estrutura espiritual e escrita

- INSPIRAÇÃO: É a ação divina de Deus soprar a sua mensagem no coração dos autores bíblicos e eles por sua vez registrarem através de seus escritos
OBS: Deus inspirou as escrituras e não os escritores
         Deus inspirou os autógrafos (originais) e não as copias
         Deus inspirou os ensinos e não os atos

- ILUMINAÇÃO: É a ação divina de Deus nos fazer entender a sua mensagem, esclarecendo para nossas vidas os seus celestiais objetivos

- REVELAÇÃO: É a ação de Deus de trabalhar em nossas vidas para que de posse de sua mensagem e da nossa compreensão da mesma possamos proclamar sua verdade.

Vamos analisar também as principais correntes de pensamento em relação à bíblia e sua mensagem.

- MODERNISMO: Linha de pensamento que prega que a Bíblia é um livro comum como qualquer outro livro inspirado por homens, cheio de lendas e mitos e sem uma relevância especial para a humanidade.

- NEO - ORTODOXIA: Linha de pensamento que prega que a Bíblia se torna a palavra de Deus a partir de uma perspectiva existência em que só devo aceitar aquelas palavra que massageiem meu ego e as confissões positivas para minha vida.

- ORTODOXIA: Linha que prega a Bíblia como a palavra de Deus em sua totalidade e integridade, utilizando aplicativamente em sua vida como manual de fé e prática.

Obs: A palavra ORTODOXIA significa doutrina certa

PECULIARIDADES BÍBLICAS
 
Existem duas características bastante importantes a serem levadas em consideração em relação a inspiração bíblica, que são a inspiração verbal e plenária, vamos entender melhor sobre esses dois aspectos e suas implicações na inspiração dos escritos sagrados.

- PLENARIA: É a ideia de que a inspiração funciona da mesma forma em toda a bíblia de Genesis a Apocalipse, aonde podemos ver textos do AT que relatam acontecimentos do NT, e no NT menções de textos do AT, como o cumprimento da promessa da vinda do messias salvador.

- VERBAL: É a ideia que afirma que a bíblia é inspirada em toda sua literalidade, expressões e termos.

A palavra canon significa cana ou vara de medir,no NT esse termo era usado no sentido figurado referindo-se ao padrão ou norma de conduta (Gálatas 6.16). A bíblia é um livro auto autenticável e os concílios só reconheceram essa característica inerente nos próprios livros. Deus guiou os concílios de modo que o canon fosse reconhecido. A canonicidade dos livros do AT foram reunidos e reconhecidos por Esdras no 5 século antes de Cristo e no caso do NT esse reconhecimento veio depois dos apóstolos com os pais apostólicos da igreja primitiva no concilio de Cartago foram reconhecidos os 27 livros que comporem o NT.

Outro aspecto da composição bíblica bastante interessante é a questão da inerrancia das escrituras sagradas, o termo tem significado diferentes para pessoas diferentes o que tem causado discussões ate hoje sobre a posição mais digna a esta palavra, vejamos algumas linha de pensamento sobre o assunto.

- INERRANCIA ABSOLUTA: Sustenta que a bíblia inclui analises bem detalhadas de assuntos científicos e históricos e por conta disso ela é completamente verdadeira.

- INERRANCIA PLENA: Sustenta a ideia que a bíblia também é completamente verdadeira apesar de seu objetivo principal não ser de prestar informações cientificas e históricas  com detalhes.

- INERRANCIA ILIMITADA: Considera a bíblia não somente inerrante, mas também infalível no que diz respeito a suas referencias doutrinarias e em relação a salvação.